terça-feira, 25 de maio de 2010

DAVID HUME - ATIVIDADE DE FILOSOFIA - 2 ANOS


Leia o texto do link abaixo, escolha um tema e poste seu entendimento

30 comentários:

Unknown disse...

O pensamento de Hume possui ainda relevância extraordinária na filosofia atual, com imensa influência. Eis algumas das suas principais contribuições para a filosofia:a principal obra de um tratado da natureza humana,nasceu em Escócia com 11 anos entrou na universidade de Edimburgo 2a matutino

Unknown disse...

O Método de Hume:
O método de Hume pode ser apresentado de maneira mais moderna. Sua filosofia coloca, sob o nome de "impressões", aquilo que Bergson mais tarde denominará os dados imediatos da consciência e que os fenomenologistas denominarão a intuição originária ou o vivido.
Para Hume, ir da idéia à impressão consiste em apenas perguntar qual é o conteúdo da consciência que se oculta sob as palavras.

Luana 2º"A" Nº17

Unknown disse...

David Hume (1711-1776) nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia sete de maio. Seu pai era um fidalgo da aldeia de Chirnside, onde tinha um sítio chamado Ninewells. Lá Hume passou a infância. Aos três anos perdeu o pai. Aos doze anos foi para Edimburgo junto com o irmão para estudar. Desde cedo gostou dos clássicos e adquiriu uma sólida formação cultural. Manifesta gosto pela filosofia. Mas seus familiares queriam que ele estudasse advocacia. Ele entra na faculdade de jurisprudência, mas a abandona em 1726. Foi ler Cícero, Virgílio e Horácio. Desde os quinze anos tinha idéias para seu livro, o Tratado da natureza humana, que iria dar origem mais tarde à Investigação sobre o entendimento humano. O tratado é considerado por muitos a sua melhor obra, apesar de ele ser muito jovem quando a escreveu. Em 1729, instigado por um insight que tivera sobre a nova ciência da natureza humana, mergulhou ainda mais nos estudos.

Lucas Melo 2 "A"

Márcio Feltrin disse...

Hume possui ainda relevância extraordinária na filosofia atual em seu modo de pensamento .a principal obra de um tratado da natureza humana,nasceu em Escócia com 11 anos entrou na universidade de Edimburgo 2a matutino essa sua obra foi a mais relevantes de todas pois retrata a vida humana com mais claresa ( fillipe 2º C 0

Anônimo disse...

David Hume nasceu na Escócia, em Edimburgo em 1711. Hume pertencia a uma família abastada. Fez bons estudos no colégio de Edimburgo - um dos melhores da Escócia, em seguida transformado em universidade -, cujo professor de "filosofia", isto é, de física e ciências naturais, Stewart, era um cientista discípulo de Newton
A obra, diz-nos o autor, "já nasceu morta para a imprensa". Esse fracasso deu a Hume a idéia de escrever livros curtos, brilhantes, acessíveis ao público mundano. Seus Ensaios Morais e Políticos (1742) conhecem vivo sucesso.

Arthur Murilo disse...

Hume quis ser o Newton da psicologia.O subtítulo de seu Tratado da Natureza Humana é, nesse sentido, bastante esclarecedor: "Uma tentativa de introdução do método de raciocínio experimental nas ciências morais. A análise psicológica do entendimento operada por Hume parece, à primeira vista, muito próxima da de Locke.
Na realidade, o método de Hume pode ser apresentado de maneira mais moderna. Sua filosofia coloca, sob o nome de "impressões", aquilo que Bergson mais tarde denominará os dados imediatos da consciência e que os fenomenologistas denominarão a intuição originária ou o vivido.

Arthur Murilo 2º"A"

Unknown disse...

David Hume é o filósofo bretão mais importante do século XVIII. Ele é um empirista, e tira de Locke o sentido das representações, dividindo-as em representações dos sentidos e de auto percepção. As representações são póstumas às sensações. As impressões são sensações. A percepção pura, o sentir, o primeiro contato com o mundo – como uma criança o tem antes de se envolver em reflexões e desenvolver a mente, tudo isso são impressões. Mais tarde, através da representação,o sujeito forma a idéia. A idéia é um reflexo da impressão, uma cópia pálida, até uma deturpação da percepção bruta. Um exemplo de impressão é uma noção simples como perceber a tristeza. Um exemplo de idéia seria um anjo. Através das impressões criamos imagens (vale dizer quimeras) que não existem no mundo material. Para se chegar na imagem de um anjo tenho que compô-la.

Unknown disse...

Hume e o problema na religião
Hume não acreditava em milagres pois os milagres contrariam a experiencia,as leis da natureza, Hume tambem se apoiava no determinismo fisico para rejeitar a realidade do milagre e no determinismo psicologico para explicar sua ilusão com grande coesão.
Bárbara Bruna 2°Ano"A" n°07

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo e historiador britânico.

Ao lado de Adam Smith e Thomas Reid, é uma das figuras mais importantes do chamado iluminismo escocês, sendo frequentemente considerado como um dos maiores escritores e filósofos de língua inglesa.[1] Segundo Bertrand Russell, Hume foi o maior dos filósofos britânicos.

Fundador do empirismo moderno (com Locke e Berkeley) e, por seu ceticismo, o mais radical entre os empiristas, Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico - metafísico. Assim Hume abriu caminho à aplicação do método experimental aos fenômenos mentais.[2] Sua importância no desenvolvimento do pensamento contemporâneo é considerável. Teve profunda influência sobre Kant, sobre a filosofia analítica do início do século XX e sobre a fenomenologia.

O estudo da sua obra tem oscilado entre aqueles que colocam ênfase no lado cepticista (tais como Reid, Greene, e os positivistas lógicos) e aqueles que enfatizam o lado naturalista (como Kemp Smith, Stroud, e Galen Strawson). Por muito tempo apenas se destacou em seu pensamento o ceticismo destrutivo. Somente no fim do século XX os comentadores se empenharam em mostrar o caráter positivo e construtivo do seu projeto filosófico.[3]

Daniela 2°'A'

Angela disse...

David Hume nasceu na Escócia, em Edimburgo em 1711 e faleceu em 1776. Fez bons estudos no colégio de Edimburgo - um dos melhores da Escócia, em seguida transformado em universidade -, cujo professor de "filosofia", de física e ciências naturais, Stewart, era um cientista discípulo de Newton. O jovem Hume, que sonha tornar-se homem de letras e filósofo célebre, rapidamente renuncia aos estudos jurídicos e comerciais, passa alguns anos na França em La Flèche, onde compõe seu Tratado da Natureza Humana(23 anos), editado em Londres, em 1739. A obra, diz que o autor, "já nasceu morta para a imprensa". Esse fracasso deu a Hume a idéia de escrever livros curtos, brilhantes, acessíveis ao público. Seus Ensaios Morais e Políticos (1742). Hume se esforça por simplificar e vulgarizar a filosofia de seu tratado e publica então os Ensaios Filosóficos sobre o Entendimento Humano (1748), cujo título definitivo surgirá em edição seguinte (1758): Investigação (Inquiry) sobre o Entendimento Humano. A obra obtém sucesso, mas não deixa de inquietar os cristãos, e Hume vê lhe recusarem uma cadeira de filosofia na Universidade de Glasgow. Ele acabará por fazer uma bela carreira na diplomacia. De 1763 a 1765 ele é secretário da Embaixada em Paris e festejado no mundo dos filósofos. Em 1766 ele hospeda Rosseau na Inglaterra. Em 1768, ele é Secretário de Estado em Londres. Nesse meio tempo, publicou uma Investigação sobre os Princípios Morais (1751), uma volumosa História da Inglaterra (1754-1759) e uma História Natural da Religião (1757). Mas só foram publicados depois dos sobre a Religião Natural.
Angela (noturno)

Unknown disse...

Historiador, economista e filósofo escocês, nascido nas proximidades de Edimburgo, um dos maiores expoentes da filosofia moderna, com pensamento baseado no ceticismo positivo, considerado o fundador da escola cética ou agnóstica de filosofia, o Empirismo, cujo princípio básico é evitar toda hipótese não comprovável experimentalmente.Em busca de aprofundar esses conhecimentos, estudou na França (1734-1737) e lá escreveu seu primeiro livro,Tratado sobre a Natureza Humana, que publicou após voltar para seu país (1739) e que o decepcionou com a fraca recepção. Com esse trabalho tentou, sem êxito, obter a cátedra de ética em Edimburgo.
O seu principal objectivo filosófico era introduzir o método experimental nas ciências do homem.

Maíne 2° Ano "A" Matutino

Thaynara disse...

David Hume era um Filósofo, historiador e diplomata escocês. Com Locke criou o empirismo moderno, e como tal defendia que todo o conhecimento provém da experiência. Nasceu em Edimburgo.Filho de uma grande proprietário escocês. Dedicou-se de inicio ao comércio, mas não tardou a abandonar esta actividade familiar para se dedicar às letras e à filosofia. Foi durante uma das suas estadias em França que escreveu o seu célebre Tratado sobre a Natureza Humana. Devido à acusação de ateismo, foi impedido de ensinar na Universidade de Edimburgo. Entre 1746 e 1748 foi enviado para missões diplomáticas. Enquanto esteve na Embaixada da Grã-Bretanha em Paris (1763-1765), tornou-se amigo de Jean Jacques Rousseau.O seu principal objectivo filosófico era introduzir o método experimental nas ciências do homem.Baseando-se em pressupostos empiristas negou o conhecimento de relações causais entre os fenómenos. Estas não passavam de simples associações provocadas pelo hábito. A influência de Hume foi enorme na filosofia de Kant, despertando-o, como este afirma, do seu "sono dogmático".
Desenvolveu uma teoria moral sem recurso à religião. Combateu a ideia de fundar a religião na necessidade do Universo ter um criador.As suas ideias políticas influenciaram profundamente a Constituição dos EUA.
Obras :Tratado sobre a natureza Humana-Uma Tentativa de Aplicar o método empírico de fundamentação a objectos morais, Investigação sobre o entendimento humano, Investigação acerca dos princípios da moral, História da Grã-Bretanha.Ele nasceu em 26 de abril de 1711 e faleu em 1776 aos 65 anos.

Thaynara Noturno

Unknown disse...

Hume foi um leitor voraz. Entre suas fontes, incluem-se tanto a Filosofia antiga como o pensamento científico de sua época, ilustrado pela física e pela filosofia empirista. Fortemente influenciado por Locke e Berkeley mas também por vários filósofos franceses, como Pierre Bayle e Nicolas Malebranche, e diversas figuras dos círculos intelectuais ingleses, como Samuel Clarke, Francis Hutcheson (seu professor) e Joseph Butler (a quem ele enviou seu primeiro trabalho para apreciação), [4] é entretanto a Newton que Hume deve seu método de análise, conforme assinalado no subtítulo do Tratado da Natureza Humana - Uma Tentativa de Introduzir o Método Experimental de Raciocínio nos Assuntos Morais.
Seguindo atentamente os acontecimentos nas colónias americanas, tomou partido pela independência americana. Em 1775, ele disse a Benjamin Franklin: "eu sou um americano nos meus princípios".

Unknown disse...

O Ceticismo de Hume

O empirismo de Hume surge então como um ceticismo; explicar psicologicamente a crença no princípio de causalidade é recusar todo valor a esse princípio. De fato, não existe, na idéia de causalidade, senão o peso do meu hábito e da minha expectativa. Espero invencivelmente a ebulição da água que coloquei no fogo. Mas essa expectativa não tem fundamento racional. Em suma, poderia ocorrer - sem contradição - que essa água aquecida se transformasse em gelo! "Qualquer coisa, diz Hume, pode produzir qualquer coisa."

MARIANE , 2"A" n°20

Unknown disse...

Hume foi o maior dos filósofos britânicos.

Fundador do empirismo moderno (com Locke e Berkeley) e, por seu ceticismo, o mais radical entre os empiristas, Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico - metafísico. Assim Hume abriu caminho à aplicação do método experimental aos fenômenos mentais. Sua importância no desenvolvimento do pensamento contemporâneo é considerável. Teve profunda influência sobre Kant, sobre a filosofia analítica do início do século XX e sobre a fenomenologia.
Por muito tempo apenas se destacou em seu pensamento o ceticismo destrutivo. Somente no fim do século XX os comentadores se empenharam em mostrar o caráter positivo e construtivo do seu projeto filosófico.

Hume foi um leitor voraz. Entre suas fontes, incluem-se tanto a Filosofia antiga como o pensamento científico de sua época, ilustrado pela física e pela filosofia empirista.

Mariely 2°ano C NOTURNO

Arthur Murilo disse...

David Hume nasceu na Escócia, em Edimburgo em 1711. Hume pertencia a uma família abastada. Fez bons estudos no colégio de Edimburgo - um dos melhores da Escócia, em seguida transformado em universidade -, cujo professor de "filosofia", isto é, de física e ciências naturais, Stewart, era um cientista discípulo de Newton. O jovem Hume, que sonha tornar-se homem de letras e filósofo célebre, rapidamente renuncia aos estudos jurídicos e comerciais, passa alguns anos na França, notadamente em La Flèche, onde compõe, aos vinte e três anos, seu Tratado da Natureza Humana.

Douglas Venancio2ºA

Unknown disse...

David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo e historiador britânico.
A principal obra filosófica de David Hume teve duas partes publicadas em 1739 em Londres e chamavam-se Tratado de natureza humana. A última parte foi publicada em 1740. Hume tinha no momento pouco mais de 25 anos. As três partes tratavam respectivamente, "Entendimento", das "paixões" e da "moral".
Hume esperava que sua obra repercutissenos meios filosoficos londrinos, mas a recepção foi fria e desdenhosa.

Bruna 2° ano "C"
Noturno

Unknown disse...

Hume teve duas partes de obra publicada em 1739 em Londres a última parte foi publicada em 1740.
Hume tinha no momento pouco mais de 25 anos. A parte da obra falava sobre entendimento,paixões e moral.
Hume esperava que sua obra fosse um sucesso nos meios filósoficos londrinos mas a recpção foi fria e desdenhosa. Nove anos depois Hume publicou o texto investigação.

CATIELLE CRISTINA
2ºANO C

Unknown disse...

Foi um cientista discípulo de Newton. O jovem Hume, que sonha tornar-se homem de letras e filósofo célebre, rapidamente renuncia aos estudos jurídicos e comerciais, passa alguns anos na França, notadamente em La Flèche, onde compõe, aos vinte e três anos, seu Tratado da Natureza Humana.

jesus 2 ano 'c'

Angela disse...

avid Hume nasceu na Escócia, em Edimburgo em 1711. Hume pertencia a uma família abastada. Fez bons estudos no colégio de Edimburgo - um dos melhores da Escócia, em seguida transformado em universidade -, cujo professor de "filosofia", isto é, de física e ciências naturais, Stewart, era um cientista discípulo de Newton. O jovem Hume, que sonha tornar-se homem de letras e filósofo célebre, rapidamente renuncia aos estudos jurídicos e comerciais, passa alguns anos na França, notadamente em La Flèche, onde compõe, aos vinte e três anos, seu Tratado da Natureza Humana, editado em Londres, em 1739. A obra, diz-nos o autor, "já nasceu morta para a imprensa". Esse fracasso deu a Hume a idéia de escrever livros curtos, brilhantes, acessíveis ao público mundano.
Jéssica (noturno) n° 12

Unknown disse...

David Hume teve duas partes publicas em 1739 em Londres e chamava-se Tratado da Natureza Humana(treatise of Humen Nature).Aúltima perte foi puplicadA EM 1740, ele tinha um pouco mais de 25 anos. As três partes tratravam respectivamente,do "Entendimento" das "Paixôes e da "Moral".
Hume esperava que sua obra repercutisse nos meios filosoficos londrinos. Cerca de nove anos mais tarde Hume publica o texto Investigação a cerca do Entendimento Humo. Regiane 2°c

Unknown disse...

David Hume foi um filósofo e historiador escocês. Após frequentar estudos literários ainda na adolescência, foi para França, onde escreveu o seu Investigação sobre a Natureza Humana. Pouco depois escreve os Essays, Moral and Political. Quando nomeado bibliotecário do colégio de advogados de Edimburgo, escreve uma História de Inglaterra que vai publicando pouco a pouco o que lhe proporciona alguma fortuna e fama.

Aline Alves 2° ano 'C'

Kríssia Vanilli disse...

David Hume nasceu em 1711, em Ediburgo era de uma família abastada. Estudou em colégios da Escóssia, e teve aulas de filosofia com um professor de fisica e ciências naturais chamado Stewart,Na realidade, o método de Hume pode ser apresentado de maneira mais moderna. Sua filosofia coloca, sob o nome de "impressões", aquilo que Bergson mais tarde denominará os dados imediatos da consciência e que os fenomenologistas denominarão a intuição originária ou o vivido. Ao falar de fenomenologia contemporânea, Gaton Berger escrevia: "É preciso ir dos conceitos vazios, pelos quais uma idéia é apenas visada, à intuição direta e concreta da idéia, exatamente como Hume nos ensina a retornar das idéias para as impressões".

Unknown disse...

David Hume nasceu em Edimburgo em 1711. Foi um filósofo e historiador escocês. Após frequentar estudos literários ainda na adolescência, foi para França, onde escreveu o seu Investigação sobre a Natureza Humana. Pouco depois escreve os Essays, Moral and Political. Quando nomeado bibliotecário do colégio de advogados de Edimburgo, escreve uma História de Inglaterra que vai publicando pouco a pouco o que lhe proporciona alguma fortuna e fama.

Leticia 2° amo 'C'

Unknown disse...

David Hume foi um grande filósofo ,teve sua principal obra filosófica em duas partes uma em 1739 e a outra em 1740.Ele levantava ateoria da ética e da moral
MIRIAM

Unknown disse...

David Hume foi um filósofo e historiador britânico.Ao lado de Adam Smith e Thomas Reid, é uma das figuras mais importantes do chamado iluminismo escocês, sendo frequentemente considerado como um dos maiores escritores e filósofos de língua inglesa. Segundo Bertrand Russell, Hume foi o maior dos filósofos britânicos.Fundador do empirismo moderno (com Locke e Berkeley) e, por seu ceticismo, o mais radical entre os empiristas, Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico - metafísico. Assim Hume abriu caminho à aplicação do método experimental aos fenômenos mentais.

Laryssa 2°A matutino N° 16

POETA SOLITARIA disse...

O metodo de Hume
"o tratado da natureza humana é uma de sua principal obra que foi publicada em 1739.sua obra basea-se no entendimento das paixões e da moral.moral é o que se tem perante um grupo de individuos de um grupo sociaal tudo o que fazemos ocorre uma consequencia de cada um de nossos atos.

Érykinha 2° ano A

Unknown disse...

Hume e o Problema da Religião
Os Diálogos sobre a Religião Natural são difíceis de interpretar porque se trata de verdadeiros diálogos, em que cada personagem sustenta seu ponto de vista com argumentos sérios; o próprio Hume afirma ter "querido evitar esse erro vulgar que consiste em só colocar absurdos na boca dos adversários
Tamiris 2 Ano A

Unknown disse...

David Hume, nascido em Edimburgo, Escócia no dia 7 de maio.Hume possui relevância extraordinária na filosofia atual em seu modo de pensamento.A análise psicológica do entendimento operada por Hume parece, à primeira vista, muito próxima da de Locke, Hume tambem se apoiava no determinismo fisico para rejeitar a realidade do milagre e no determinismo psicologico para explicar sua ilusão com grande coesão.

Seguindo atentamente os acontecimentos nas colónias americanas, tomou partido pela independência americana. Em 1775, ele disse a Benjamin Franklin: "eu sou um americano nos meus princípios".

O seu principal objectivo filosófico era introduzir o método experimental nas ciências do homem.

Hyuri 2° "C" Noturno