sábado, 15 de maio de 2010

TEORIA DO CONHECIMENTO - ATIVIDADE DE FILOSOFIA - ALUNOS 1 ANOS



Qual seu entendimento em relaçao ao assunto

58 comentários:

Unknown disse...

Que o nosso cerebro é uma verdadeira máquina humana, portador de grandes informações.
milhares de coisas podemos armazenar em nosso cerebro com muita facilidade atravez da comunicação, leitura, visualização e outros...

Unknown disse...

o nosso cerebro é como uma super maquina, capaz de armazenar milhares de idéias, e éssas ideias não podem ser deletadas por ninguem.
o nosso cerebro é tão inteligente que através de uma simples imagem já conseguimos compreender a menssagem que ela quer nos passar.
Adriane 1º "A".

Arthur Murilo disse...

teoria do conhecimento caracteriza-se pela busca de principios universais, que permitem formular sentenças verdadeiras sobre a realidade.

Mateus 1ºano "B"

Kaila disse...
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Kaila disse...
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Kaila disse...

Racionalismo – a principal fonte do conhecimento humano seria a Razão. O Racionalista só aceita que o conhecimento seja conhecido quando ele é necessário e universal. Para ele a verdade não será contestada quando houver uma necessidade lógica e validade universal. Todos conhecerão, em qualquer lugar a mesma verdade. No entanto, ele também reconhece juízos parciais, que são aqueles que depende de experiências. Para Platão existe o racionalismo transcendente, que seria as idéias que traríamos de outra existência e que seriam reavivadas com as experiências diárias. Já para Plotino, as idéias viriam do Nous Cósmico, ou seja, “a alma é iluminada e preenchida pelo alto”.

18/05/2010

Ricardo henrique

1°"A"

Kaila disse...

A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de desconcertantes problemas filosóficos, que constituem o assunto da teoria do conhecimento, ou Epistemologia. A maior parte desses problemas foi debatida pelos gregos antigos e, ainda hoje, a concordância é escassa sobre a maneira como deveriam ser resolvidos ou, no caso de tal não ser possível, abandonados.

Eu, por exemplo, poderia dizer que tenho certeza que sou filho dos meus pais, mas talvez eu tivesse sido adotado ou trocado na maternidade e estar enganado a esse respeito. Poderia ainda estar enganado sobre uma série de outras coisas que até então julgava certas. E se reparar direito, tudo o que eu tenho são crenças, algumas até muito razoáveis, mas nada de que eu possa dizer que é uma verdade irrefutável. Percebo, então, que me falta um parâmetro para examinar as minhas crenças e verificar quais são realmente certas e quais são falsas.

Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II- Origem do Conhecimento e III- Essência do Conhecimento e IV – Possibilidade do Conhecimento.

1ºano "B"
bjos prof

Julio cesar disse...

É a capacidade humana que nóis podemos capitar cada palavra nossa do nosso pensamento ex: todo vez quando uma pessoa falaalguma coisa para outra ai já essa coisa já esta no cerebro, mas a nossa forma de pensar é uma maquina.

Unknown disse...

Que o nosso cerebro é uma como um computador que consegues guargar varias coisas..
O Nosso cerebro é capaz de fazer memorizar tanta coisa, que atravez de uma simples imagem conseguimos, indenticar o que ela quer dizer..

1º"B"

terabe disse...

"TEORIA DO CONHECIMENTO"

O fenômeno do conhecimento é, ao mesmo tempo, um dos mais banais e dos mais difíceis de esclarecer. Pode dizer-se que desde que o homem é homem houve acontecimentos, mas só já numa fase adiantada da evolução humana é que se reflectiu sobre o próprio acto de conhecer.

De princípio, conhecem-se simplesmente as coisas e julga-se que elas se conhecem tais como são; não se pensa no acto do espírito pelo qual se obtém o conhecimento. Mais tarde, o homem verificou que os sentidos e a própria inteligência erravam e, por isso, começou a desconfiar e a pôr em dúvida o valor do seu conhecimento. Foi esta experiência do erro que obrigou o espírito a voltar-se das coisas para si próprio, a fim de analisar o próprio acto de conhecimento, saber o que ele é, determinar a sua essência, descobrir o seu mecanismo e resolver o problema do seu valor. Esta marcha crítica, quanto ao conhecimento, é obra essencialmente filosófica e só apareceu, quando o espírito humano atingiu um certo desenvolvimento - foi destas reflexões que nasceu a teoria do conhecimento ou gnosiologia, que se designa geralmente por problema crítico.

A teoria do conhecimento tem precisamente por objecto o estudo da possibilidade do conhecimento, da sua origem da sua natureza ou essência, do seu valor e limites e, ainda, do problema da verdade. O acto de conhecer é a actividade do espírito pela qual se representa um objecto ou uma realidade. É um acto do espírito e não uma simples reacção automática mais ou menos adaptada às circunstâncias; não é propriamente um acto de conhecimento o sentar-me na cadeira, mas sim o saber porque me sento e como me sento. O resultado do acto de conhecer é uma representação e, portanto, conhecer é representar alguma coisa distinta do sujeito que conhece.

Há, por conseguinte, no conhecimento três elementos: o sujeito que conhece, o objecto conhecido e a relação sujeito - objecto. Este objecto pode ser exterior ao sujeito, como por exemplo, a caneta com que escrevo; pode ser interior, como a maior tristeza ou o meu pensamento; e pode, ainda, identificar-se com o próprio sujeito, como ao procurar conhecer-me a mim próprio. Mas mesmo no caso de identificação do sujeito com o objecto, não deixam de existir aí os três elementos referidos, pois o "eu" que é conhecido apresenta-se ao "eu' conhecedor como uma realidade distinta, mas em relação com ele.

A história da filosofia mostra-nos que os problemas do conhecimento interessaram mais ou menos todos os filósofos desde a velha Grécia, mas sem constituírem uma parte autónoma da filosofia. Com efeito, a teoria do conhecimento ou gnosiologia, como disciplina própria, só apareceu na Idade Moderna, a partir de Locke, que, no seu livro "Ensaio sobre o entendimento humano", tratou directamente da origem, natureza e valor do conhecimento. Desde então, a teoria do conhecimento mereceu as atenções de muitos filósofos que nela têm visto uma das partes da filosofia, com o seu valor e lugar próprio no conjunto dos problemas filosóficos

¬¬αlєx αlvєs¬¬ 1º"A" O conhecimento humano é algo incrível capaz de pensar e imaginar td !!!

Beatriz disse...

teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las:
I - O conhecimento como problema, II- Origem do Conhecimento e
III- Essência do Conhecimento e IV – Possibilidade do Conhecimento

1° ano "B"

Unknown disse...

Ah o noosso cérebro é tal inteligente, que são pequenas coisas que el consegues indentificar tão rapido..
A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento.

Pâmela Queiroz 1º"B"

- nicolle disse...

é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento.estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e o empirismo, uma vez que avalia a consistência lógica da teoria e a sua coesão factual.Este facto torna-a uma das principais vertentes da filosofia (é considerada a "correctora" da ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento, nomeadamente se é possível (técnicamente, a um ser humano) conseguir algum dia atingir o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista. Outra questão abrange os limites do conhecimento: Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?

Há ainda outras questões relativas a este tema, como a apostasia da ciência de seu verdadeiro sentido e sua aproximação a outras formas de aprendizagem com estruturas ilógicas e irracionais: O senso comum, a filosofia e a ciência, na maior parte das vezes, dão um carácter universal ao contingente, tornando-o dogmático. Assim, a ciência, que sempre julgou-se detentora única do saber, vê-se inserida em seu coexistente princípio de contradição.

Unknown disse...
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Patricia disse...

Teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia.
1º ano "B"

Rafael disse...

Epistemologia ou teoria do conhecimento, é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e o empirismo, uma vez que avalia a consistência lógica da teoria e a sua coesão factual. Este facto torna-a uma das principais vertentes da filosofia (é considerada a "correctora" da ciência).

Rafael "1" ANO "B"

Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento, ou seja, é uma teoria que estuda nosso mundo.
As questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para nos defender contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia, mas são persistentes em nossas vidas, pois temos o dom de saber de tudo oque acontece ao nosso reodor. E como dizem : o mundo não é movido por respostas mas sim por perguntas.

Ana Flávia 1° ano "B"

LAYANE GOMES disse...

Bom na minha opiniao é que o cerebro as vezes nen é uma propia maquina , mas que temos q torná-lo para um melhor desenvolvimento na sociedade, pq temos compreender o mundo, as coisas diferentes e tambem fica bem mais fácil que tdos queiram compreender.
faloo.. tenha um boa dia ate mais..
á LAYANE

Guilherme Queiroz disse...

A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de desconcertantes problemas filosóficos, que constituem o tema da teoria do conhecimento, ou epistemologia. A maior parte desses problemas foi debatida pelos gregos antigos e, ainda hoje, a concordância é escassa sobre a maneira como devem ser resolvidos ou, no caso de tal não ser possível, abandonados. Descrevendo os temas dos sete capítulos que se seguem, poderemos dar a entender, de modo geral, a natureza desses problemas.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

A teoria do conhecimento pode ser entendida como da seguinte forma, uma simples mensagem adiquirida pelo seu cerebro com algumas informações que quando ouvida uma vez você não a esqueçe mais mesmo que o tempo passe, se você um outro dia ouvir diser algo semelhante ou baseado ao mesmo assunto você irá ter a imprenção que já tinha ouvido falar disso antes.

Bejokas fessor

1º ano "B"

Unknown disse...

A Teoria do Conhecimento estuda o alcance, as fontes e os limites do conhecimento humano. Ela tenta responder perguntas do tipo: como distinguir o conhecimento da simples opinião? O que podemos e o que não podemos conhecer? Quais são as fontes do conhecimento? Como podemos distinguir verdade e falsidade? Para responder a tais perguntas, é necessário considerar, entre outras coisas, a nossa capacidade de conhecer o mundo, ou se a nossa percepção corresponde aos fatos do mundo, tendo em vista que muitas vezes percebemos erroneamente. Questões como a relação entre a percepção e a realidade, ou sobre como podemos conhecer essa realidade, são essencialmente filosóficas.

1ºB

Unknown disse...

A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas é tão antiga como o próprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxílio da magia, do mito e da religião, quer, mais recentemente, à contribuição da ciência e da tecnologia. Mas é sobretudo nos últimos séculos da nossa História, que se tem dado a importância crescente aos domínios do conhecimento e da ciência. E se é certo que a preocupação com este tipo de questões remonta já à Grécia antiga, é porém a partir do séc. XVIII que a palavra ciência adquire um sentido mais preciso e mais próximo daquele que hoje lhe damos. É também sobretudo a partir desta época que as implicações da atividade científica na nossa vida quotidiana se têm tornado tão evidentes, que não lhe podemos ficar indiferentes. O que é o conhecimento científico, como se adquire, o que temos implícito quando dizemos que conhecemos determinado assunto, em que consiste a prática científica, que relação existe entre o conhecimento científico e o mundo real, quais as conseqüências práticas e éticas das descobertas científicas, são alguns dos problemas com que nos deparamos frequentemente. Diante desses questionamentos, este trabalho pretende fazer um apanhado geral acerca da Teoria do Conhecimento, suas correntes e representantes, de modo que se torne mais fácil a sua compreensão.

Unknown disse...
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Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento.
é muito legal saber o quanto o nosso cerebro trabalha...
o conhecimento é tudo pra viver em um mundo onde a tecnologia se avança mais e mais...

Angélica sillva
1º "a"
matutino

LAYANE GOMES disse...

o cerebro é a nossa fabrica de conhecimento sobre tudo q pensamos e conhecemos ..
bruno 1° ano c

LAYANE GOMES disse...

o cerebro é a nossa fabrica de conhecimento sobre tudo q pensamos e conhecemos ..
bruno 1° ano c

Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia.
Eleneide 1° ano "B"

Unknown disse...

A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas é tão antiga como o próprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxílio da magia, do mito e da religião, quer, mais recentemente, à contribuição da ciência e da tecnologia. Mas é sobretudo nos últimos séculos da nossa História, que se tem dado a importância crescente aos domínios do conhecimento e da ciência.
Layane 1º Ano "B'

Unknown disse...

A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de concertmaster's problemas filosóficos, que constituem o assunto da teoria do conhecimento, ou Epistemologia.
Lais 1º Ano "B"

tais disse...

eu acho que o nosso celebro é uma grande maquina que armazena tudo o que a gente faz e fala.
podemos lembrar de um objeto atraves da imagem ou som,isso tudo fica tudo gravado em nosso celebro.
o nosso celebro na verdade é iqual um cartão de memoria!!!

Unknown disse...

Racionalismo – a principal fonte do conhecimento humano seria a Razão. O Racionalista só aceita que o conhecimento seja conhecido quando ele é necessário e universal. Para ele a verdade não será contestada quando houver uma necessidade lógica e validade universal. Todos conhecerão, em qualquer lugar a mesma verdade. No entanto, ele também reconhece juízos parciais, que são aqueles que depende de experiências. Para Platão existe o racionalismo transcendente, que seria as idéias que traríamos de outra existência e que seriam reavivadas com as experiências diárias. Já para Plotino, as idéias viriam do Nous Cósmico, ou seja, “a alma é iluminada e preenchida pelo alto”.

beeijo profee ;*
1° "B"

Unknown disse...

Teoria do conhecimento é um fato muito interessante pois mesmo se você escuta alguém falando de algo mesmo que depois aquela pessoa afirme que não é você ainda ficara lembrando desse certo objeto por algum tempo.
Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia.
Franciele Feliciano 1º B

Unknown disse...

Quer dizer que o nosso celebro é uma coisa perfeita capaz de amarzenar coisas e nunca mais esquecelas também podemos indentificar coisas atravez de uma imagem e assim realizar coisas perfeitas pensamentos perfeitos.

Beatriz S. 1°"A"

mayara disse...
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Unknown disse...
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mayara disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II- Origem do Conhecimento e III- Essência do Conhecimento e IV – Possibilidade do Conhecimento.

mayara disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II- Origem do Conhecimento e III- Essência do Conhecimento e IV – Possibilidade do Conhecimento.

Unknown disse...

Como saber ao certo a origem do conhecimento? Mesmo os filósofos mais estudados não chegaram a um acordo. O que se pode fazer é resumir as várias correntes que tentam explicar a origem. Alguns acreditam que ele surge no pensamento, independente das experiências. Outros acreditam que ele é formado a partir da ligação dos sentidos com o conhecimento

João Victor 1°"A"

leonardo disse...

Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e o empirismo, uma vez que avalia a consistência lógica da teoria e a sua coesão factual. Este facto torna-a uma das principais vertentes da filosofia (é considerada a "correctora" da ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento, nomeadamente se é possível (técnicamente, a um ser humano) conseguir algum dia atingir o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista. Outra questão abrange os limites do conhecimento: Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?
Há ainda outras questões relativas a este tema, como a apostasia da ciência de seu verdadeiro sentido e sua aproximação a outras formas de aprendizagem com estruturas ilógicas e irracionais: O senso comum, a filosofia e a ciência, na maior parte das vezes, dão um carácter universal ao contingente, tornando-o dogmático. Assim, a ciência, que sempre julgou-se detentora única do saber, vê-se inserida em seu coexistente princípio de contradição.
1ª "A"

Unknown disse...

Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento

Unknown disse...

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e o empirismo, uma vez que avalia a consistência lógica da teoria e a sua coesão factual. Este facto torna-a uma das principais vertentes da filosofia (é considerada a "correctora" da ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento, nomeadamente se é possível (técnicamente, a um ser humano) conseguir algum dia atingir o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista.Diogo 1 'A"

Unknown disse...

Outra questão abrange os limites do conhecimento: Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?

Há ainda outras questões relativas a este tema, como a apostasia da ciência de seu verdadeiro sentido e sua aproximação a outras formas de aprendizagem com estruturas ilógicas e irracionais: O senso comum, a filosofia e a ciência, na maior parte das vezes, dão um carácter universal ao contingente, tornando-o dogmático. Assim, a ciência, que sempre julgou-se detentora única do saber, vê-se inserida em seu coexistente princípio de contradição.

Ediane 1"A"

Unknown disse...

O nosso cerebro é uma maquina mais potente que esiste na fasse da vida e onde nois pensamos o que vai fazer é a onde, vc vai capiturara a imaginacão para onde vai e o que fas dela bruno 1 ano c

Unknown disse...

o nosso cerebro é como uma super maquina, capaz de armazenar milhares de idéias, e éssas ideias não podem ser deletadas por ninguem.
o nosso cerebro é tão inteligente que através de uma simples imagem já conseguimos compreender a menssagem que ela quer nos passar.
Que o nosso cerebro é uma verdadeira máquina humana, portador de grandes informações.
milhares de coisas podemos armazenar em nosso cerebro com muita facilidade atravez da comunicação, leitura, visualização e outros...

Kaila disse...

A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas é tão antiga como o próprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxílio da magia, do mito e da religião, quer, mais recentemente, à contribuição da ciência e da tecnologia. Mas é sobretudo nos últimos séculos da nossa História, que se tem dado a importância crescente aos domínios do conhecimento e da ciência.
A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II- Origem do Conhecimento e III- Essência do Conhecimento e IV – Possibilidade do Conhecimento.


bruna carla

01/06/10

1° ano A

Unknown disse...

a Epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, com a virtualidade e os problemas do conjunto de sua organização, quer sejam especulativos, quer científicos;
a Epistemologia específica que trata de levar em conta uma disciplina intelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas.
Segundo Trindade “todo conhecimento torna-se, devido à necessária vinculação do meio ao indivíduo que pertence ao próprio meio, um auto-conhecimento. Essa interação faz-se cogente pela gênese unívoca entre os muitos integrantes do mundo da vida, sem olvidar que o homem é um desses integrantes
codai 1°a

Unknown disse...

É o que imaginamos; ao falar de um lugar que nós não conhecemos, ja vem uma imagem em nosso pensamento; cada pessoa tem a sua imaginação de um determinado lugar.

Amanda Conceição 1 a

leonardo disse...

A descoberta é feita atrvés dos vários sentidos que o ser humano utiliza como o texto visão, audição ,alfato e do gostoque.
camila 1° "A"

Unknown disse...

É a capacidade humana que nóis podemos capitar cada palavra nossa do nosso pensamento ex: todo vez quando uma pessoa falaalguma coisa para outra ai já essa coisa já esta no cerebro, mas a nossa forma de pensar é uma maquina.

NATÁLIA *--* 1 ANO B

Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II - Origem do Conhecimento e III - Essência do Conhecimento e IV - Possibilidade do Conhecimento

Laiéle 1 D

Unknown disse...

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II - Origem do Conhecimento e III - Essência do Conhecimento e IV - Possibilidade do ConheciMENTO
NOME:THALITA N°16 ANO:1D

Unknown disse...

O conhecimento é adiquirido atraves de radios , jornais e revistas
o ser humano é como uma taba reta depende de cada um
A escola éo melhor lugar de adiquiriro conhecimento

Unknown disse...

É o nosso cerebro é como uma enorme maquina, capaz de armazenar muitas informações.
Que nunca mais podera ser deletada.!Mesmo que queremos deleta-la não sera possivel.
Pra se ter noção atraves de um gesto ou de uma imagen podemos compreender a mensagen que querem nos passar.

Émilin 1°Ano "B"

Unknown disse...

A teoria do conhecimento , não é o caso de nosso cérebro ser uma maquina, e sim com ao passar dos tempos ir constituindo informações , e sim guardando ,nele. e as vezes , com um som, uma imagem , um simbolo . pelas, informações que foram guardadas no seu cérebro, pelo tal conhecimento que nós tomamos , ao decorrer de nossas vida, vamos , saber , o que ela significa, ou o que ela representa em sua vida.

mariana (: 1º ano "b"

OSCAR disse...

Racionalismo – a principal fonte do conhecimento humano seria a Razão. O Racionalista só aceita que o conhecimento seja conhecido quando ele é necessário e universal. Para ele a verdade não será contestada quando houver uma necessidade lógica e validade universal. Todos conhecerão, em qualquer lugar a mesma verdade. No entanto, ele também reconhece juízos parciais, que são aqueles que depende de experiências. Para Platão existe o racionalismo transcendente, que seria as idéias que traríamos de outra existência e que seriam reavivadas com as experiências diárias. Já para Plotino, as idéias viriam do Nous Cósmico, ou seja, “a alma é iluminada e preenchida pelo alto”.

OSCAR disse...

É a capacidade humana que nóis podemos capitar cada palavra nossa do nosso pensamento ex: todo vez quando uma pessoa falaalguma coisa para outra ai já essa coisa já esta no cerebro, mas a nossa forma de pensar é uma maquina.